“O Mundo Interconectado” é um filme em quatro partes sobre o Fundo Monetário Internacional e a crise econômica mundial.

Precisamos melhorar a governança multilateral. E se falharmos, nossos filhos e netos pagarão o preço. — Mohamed El-Erian, CEO da PIMCO

Os quatro vídeos analisam como a crise global está redefinindo a ordem econômica mundial; a ascensão da Ásia e suas repercussões para o resto do mundo; a transformação de um país africano de baixa renda após a descoberta de petróleo, e a transição de um país do Leste Europeu do comunismo para uma economia de mercado e sua adesão à União Europeia.

O FMI foi criado para promover a estabilidade econômica e a paz após a devastação causada pela II Guerra Mundial. A instituição internacional está evoluindo rapidamente para enfrentar os desafios do século XXI e teve um papel fundamental no auxílio aos países atingidos pela crise financeira mundial.

Recursos

Da Crise à Cooperação

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. Os vínculos econômicos e financeiros que nos unem trouxeram enormes benefícios aos povos de todo o mundo, mas também produziram efeitos desestabilizadores.

Este filme apresenta o papel desempenhado pelo FMI durante a recente crise, que teve um efeito devastador sobre a economia mundial. A ação coordenada dos líderes mundiais evitou uma segunda grande depressão, mas quais são as perspectivas futuras da cooperação multilateral?

Quase todos conhecem a história do voo da borboleta na África, que provoca um tornado na América Latina, e é bem essa a situação. — Olivier Blanchard, Economista-Chefe do FMI